segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reflexão...pra começar

Vamos falar sobre EaD, que de acordo com Mattar (2011): " ...é uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados , planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação".
Tenho tido experiências com EaD que são, sem dúvida nenhuma, situações de puro aprendizado, seja na posição de aluna, de conteudista ou de coordenadora de disciplinas com milhares de alunos...Então quero começar compartilhando um pouco de minhas reflexões.
Entendo que a Educação a Distância já seja uma realidade em alguns segmentos e regiões do Brasil e que a tendência é comprovadamente o aumento gradativo do número de cursos oferecidos e de alunos estudando através dos recursos da EaD.
Porém, ainda há necessidade de discussão e aprendizagem de todos os atores envolvidos na EaD:
§  As instituições que oferecem os cursos, quanto aos objetivos da criação dos cursos, o investimento em tecnologia e adequação dos modelos pedagógicos ao público alvo.
§  As equipes designadas a criação e acompanhamento dos cursos: designers, conteudistas, professores/tutores, quanto a responsabilidade de facilitar o aprendizado do aluno e diminuir a distância relacional colocando-se “presente” nos ambientes de aprendizagem.
E claro!!!
§  Os alunos, quanto a postura ativa e autônoma, que demanda curiosidade e disciplina.

Estamos falando em uma revisão de papéis e posturas As mudanças exigem tempo e esforço, mas o primeiro passo é reconhecer que a inovação é positiva, abre novos horizontes e nos faz crescer. Demos o primeiro passo?

A EaD está aí com todas as suas oportunidades e desafios!!!  Então vamos lá, aprender.

Um comentário:

  1. Olá Josi! Concordo com você... ainda há muito a ser discutido e melhorado. A proposta é ótima e busca tornar o conhecimento acessível a mais pessoas. Porém, precisamos prepará-los para esta realidade, para a mudança de paradigma. E espaços como este são ótimos para aprendermos cada vez mais sobre EaD. Parabéns!

    ResponderExcluir